segunda-feira, 1 de julho de 2013

Funcionamento e Produção da energia das marés:



O que é:
Energia das marés também pode ser chamada de maremotriz. Esta energia é uma forma de gerar eletricidade através do nível do mar, com barragens (que aproveitam a  diferença de altura entre as marés altas e baixas) ou através de turbinas submersas (que aproveitam as correntes marítimas)

Funcionamento/Produção:

Energia Hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através da “força” dos rios. Para que esse processo seja realizado com sucesso é necessário que as usinas sejam construídas em rios com desníveis (queda da água) naturais ou artificiais.
A força (energia potencial) da água, move as turbinas (energia mecânica) da usina com muita intensidade fazendo com que elas girem com muita velocidade, essas turbinas estão conectadas a um gerador que é responsável em transformar essa energia mecânica em energia elétrica. Toda essa energia é transportada por cabos até seus destinos, e muitas vezes esse destino são as nossas casas.
A eficácia da energia hidrelétrica é alta, o custo do combustível é zero, porém a construção e a manutenção de uma usina é muito cara.

Atualmente essa energia representa cerca de 20% de toda energia do mundo, mas não são todos os pises capazes de produzir essa energia. No Brasil cerca de 95% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.
Este tipo de energia possuem algumas vantagens e desvantagens:
Vantagens:
  - É uma energia renovável;
  - Não produz qualquer tipo de poluição;
  - Não requer material muito sofisticado.

Desvantagens:

- Fornecimento de energia não é contínuo;

-Baixo rendimento;

- As instalações devem ser fortes o suficiente para resistir a 

tempestades mas sensíveis o suficiente para obterem 

energia das marés.








Paulo Vinicius Mendes de Oliveira 



Nenhum comentário:

Postar um comentário